Home » Como a Leitura Afecta a Visão: Mitos e Realidade

Como a Leitura Afecta a Visão: Mitos e Realidade

Os amantes de livros como eu perguntaram-se: pode fazer mal aos seus olhos se ler demasiado e por demasiado tempo? Como ler correctamente e em segurança? E indo um pouco mais fundo, também ressurgem mitos (ou não?) da minha infância sobre os perigos da leitura enquanto deito ou sob má luz. Há alguma diferença quando se lê um livro a partir de um telefone/tabela/computador ou de um equivalente em papel? Decidi analisar tudo isto e escavei muita informação.

A leitura de livros estraga a visão?

Consideremos primeiro a situação de um ponto de vista científico. A leitura coloca muito stress nos olhos, porque a percepção do texto está associada a um desempenho extremamente rápido do analisador visual para distinguir um grande número de detalhes muito finos e para se mover ao longo das linhas e de linha em linha. Este trabalho visual envolve tensão de alojamento, uma vez que o reconhecimento das letras requer o aumento do poder refractivo da lente, e o estabelecimento de uma certa curvatura. O alojamento e os músculos retos internos do olho têm de permanecer em tensão durante bastante tempo. O resto dos músculos oculomotores também fazem muito trabalho, assegurando o movimento dos olhos ao longo das linhas.

A legibilidade do texto, a sua concepção e disposição têm um impacto significativo na fadiga ocular: O padrão de letras e símbolos (fonte e estilo), tamanho da letra (pinos), espaçamento, comprimento da linha, espaçamento entre linhas. As crianças em idade escolar e os estudantes estão sujeitos ao maior cansaço visual.

Os meus olhos cansam-se de ler? Sim. Ler é mau para a sua visão? Vamos explorar isto melhor.

Acredita-se que a maior tensão ocular provém da leitura, especialmente à luz fraca. Mas na realidade, a leitura é uma das melhores formas de manter os olhos activos e saudáveis e nunca pode causar defeitos visuais, por muito que se leia, mas apenas se os olhos estiverem sempre relaxados.

Curiosamente, as pessoas com visão normal podem ler em qualquer luz sem qualquer dano para si próprias, mas os deficientes visuais, especialmente aqueles que usam lentes ou óculos, sujeitam os seus olhos a uma tensão adicional cada vez que lêem. No entanto, apesar disto, uma das melhores formas para os deficientes visuais recuperarem a visão normal é fazê-los ler (sem óculos ou lentes, claro) durante um período de tempo razoável todos os dias. Se a leitura for feita correctamente, só pode trazer bons resultados, mas se for feita de uma forma normal, as coisas vão piorar do que antes.

Consegue-se ler no escuro

“Pare de ler no escuro, vai arruinar a sua visão”! Provavelmente lembra-se de ouvir isto dos seus pais quando, em criança, o encontraram com a cabeça debaixo das capas, com uma tocha e um livro de que era impossível arrancar-se. Agora quando vê outras pessoas, e talvez os seus próprios filhos, lendo com pouca luz, quer aumentar ao máximo o controlo de brilho ou fazer uma observação semelhante a eles.

A luz fraca torna definitivamente mais difícil focar a sua visão. Também faz piscar um olho com menos frequência, o que causa desconforto porque os seus olhos se tornam demasiado secos e você esguicha-se. No entanto, os efeitos negativos causados pela tensão visual não duram muito tempo. Desaparecerão assim que voltar à iluminação normal.

Não há simplesmente provas de que a leitura no escuro arruinará permanentemente a sua visão. A maioria dos oftalmologistas é da opinião que a leitura à luz fraca não é prejudicial para os olhos.

Embora a leitura em luz fraca possa causar tensão ocular, com os seus muitos efeitos negativos de curta duração, é pouco provável que cause alterações permanentes na função ou estrutura ocular.

Conclusão

Assim, concluímos que não existem provas científicas definitivas que apoiem ou refutuem a alegação de que a leitura com pouca luz prejudica a nossa visão, mas a maioria dos peritos – incluindo o senso comum – conclui que isso não é verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *